top of page
  • IBAP

Laboratório Alfabético: Oficina Literária & Clube de Leitura

Laboratório Alfabético é um projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Advocacia Pública em parceria com a Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil voltado à produção literária, em especial de contos e narrativas breves.


A dinâmica dos trabalhos e estudos é estabelecida pelo próprio grupo, que reúne associadas e associados das duas entidades e contistas convidados dentre os selecionados nos últimos concursos literários da Revista PUB - Diálogos Interdisciplinares.


Coordenado por Guilherme Purvin, o grupo se reúne virtualmente pela plataforma Zoom e conta também com um grupo de WhatsApp.


O primeiro fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo ao longo dos anos de 2021 e 2022 consiste num volume de contos dividido em duas partes: na primeira, os autores escreveram em parceria (dois autores por conto) texto de ficção tendo como mote uma foto da posse de Michel Temer como presidente, logo após o afastamento de Dilma Roussef. Na segunda, cada autor escreveu um conto individual sobre um dos sete sacramentos da Igreja Católica. Os autores deverão lançar o livro neste ano de 2023, em data a ser divulgada oportunamente.


Além dos contos, os integrantes do grupo participam de desafios literários, como escrita automática a muitas mãos, cumprindo "penalidades" quando desviam-se da temática central do grupo (Literatura), como elaboração de sonetos ou scripts de teatro. Também promovem leitura de obras selecionadas (caso de "Recado do morro", de Guimarães Rosa), acompanhadas de estudos acadêmicos.


Participam do grupo os seguintes integrantes do IBAP e ou da APRODAB: Ana Cristina R. Bonchristiano, Fernanda Menna Pinto Peres, Guilherme Purvin, Madeleine Hutyra, Marina Yukawa, Paulo Von Bruck Lacerda, Sheila C. Pitombeira, Ricardo Antônio Lucas Camargo, Rui Guimarães Vianna, Vanilson Rodrigues da Silva e Zeca Sampaio. São convidados especiais os contistas Fabíola Menezes Araujo, Gean B. de Moraes, Igor Martin Pereira, Juliana Berlim, Mirian Gado, Nicole Ayres, Rodrigo Mandetta, Romildo Gouveia e Samara Buoso.


Para participar, escreva para o coordenador do grupo (gpurvin@gmail.com) ou envie mensagem via WhatsApp.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page