
O Instituto Brasileiro de Advocacia Pública e o Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno - JUMA/NIMA/PUC-Rio, com o apoio da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Integração da América Latina (PROLAM/USP) promoverão em 2022 o 1º Ciclo de Seminários sobre as Narrativas do Antropoceno.
A coordenação técnica do ciclo está a cargo dos professores Guilherme José Purvin de Figueiredo e Danielle de Andrade Moreira. Dentre os Seminários planejados, destacamos os seguintes temas:.

Política no Antropoceno. Discurso Ambiental e Senso Comum no Estado Mínimo. Ascensão da Extrema-Direita e Perseguição de Ecologistas, Povos Originários e Afrodescendentes. Política Ambiental, Estado Policial, Milícias e Crime Organizado. Redes Sociais, Banalização do Mal e Imbecilização das Massas.
Economia no Antropoceno. Propriedade Burguesa e Meio Ambiente. Lobbies do Setor Petrolífero. Privatização das Águas. Greenwashing. Capital rentista, corporações gigantes, invisibilidade dos centros de decisão. A questão agroalimentar e o enfrentamento dos lobbies econômicos no âmbito da ciência e dos movimentos democráticos de trabalhadoras e trabalhadores do campo.
Resistência Democrática no Antropoceno. O que fazer no âmbito da democracia participativa? Resistência à Barbárie. Formação de Lideranças Ambientais Populares e Educação Ambiental. A importância da difusão do Direito Ambiental. Consumidores ou Cidadãos? Pequenas conquistas no contexto da emergência climática. O foco da Biodiversidade na Luta pela Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas. A Crise Ambiental e seus reflexos na Cultura: Ecologia, Literatura e Cinema. Mobilização pela Vida.
Estão previstos 10 Seminários ao longo do 1º Ciclo, todos eles com um caráter interdisciplinar e voltado ao enfrentamento da crise planetária da Democracia, da Biodiversidade, das Mudanças Climáticas e da Justiça Socioambiental, com a participação de conceituados professores das áreas do Direito, das Letras, da Geografia, da Engenharia etc.
Integrantes do Corpo Docente do 1º Ciclo de Seminários já confirmados:
Alfredo Portinari Maranca (Graduado em Direito e em Engenharia Química pela USP. Foi professor de Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Transporte de Calor da USP. Mestre em Engenharia Química pela USP).
Danielle de Andrade Moreira (Doutora e Mestre em Direito pela UERJ, Coordenadora Acadêmica da APRODAB e Vice-Presidente da Região Sudeste do IDPV).
Elizabeth Harkot de La Taille (Professora do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo)
Guilherme José Purvin de Figueiredo (Graduado em Direito e em Letras pela USP. Doutor e Mestre em Direito pela USP. Presidente do IBAP. Membro do Conselho Científico da APRODAB. Diretor de Ensino de Direito Ambiental do IDPV).
Ibraim Rocha (Advogado, Mestre em processo civil e Doutor em Direitos Humanos e Meio Ambiente /UFPA, Procurador do Estado do Pará).
Isabella Franco Guerra (Professora de Direito da PUC-Rio. Coordenadora Social da APRODAB).
José Nuzzi Neto (Graduado em Direito pela USP. Procurador Autárquico do DAEE-SP e Diretor do IBAP e da APRODAB).
Júlio César Suzuki (Graduado em Geografia pela UFMT e em Letras pela UFPR. Mestre e Doutor em Geografia pela USP. Atualmente é Professor Doutor II da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Integração da América Latina (PROLAM/USP).
Luciano J. Alvarenga (Doutor e mestre em Ciências Naturais, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Graduado em Direito pela UFMG).
Patrícia Bianchi (Doutora em Direito pela UFSC, Pós-Doutora pela Faculdade de Direito da USP).
Ricardo Antônio Lucas Camargo (Professor de Direito da UFRGS. Coordenador Internacional do IBAP).
Roberta Oliveira Lima (Doutora em Sociologia e Direito pela UFF. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI)
Sheila Cavalcanti Pitombeira (Professora de Direito da UNIFOR. Coordenadora Geral da APRODAB).
Estão em tratativas os apoios institucionais de diversas outras entidades e instituições acadêmicas. Aguardem novas informações.
Comments