top of page
  • IBAP

Memória: A primeira sede do IBAP

Criado em 11 de agosto de 1995, o IPAP (futuro IBAP) permaneceu por quase cinco meses sem uma sede social. Nossas reuniões eram realizadas em diferentes locais: na sede do Movimento do Ministério Público Democrático (na Rua Tabatinguera), numa sala do Centro de Estudos da PGE/SP, na casa do associado Guilherme José Purvin de Figueiredo ou no escritório do primeiro presidente do IBAP, Carlos Alberto Americano, na Rua Amaral Gurgel. O número de associados ainda era muito pequeno e não tínhamos condições de arcar com a locação de uma sala. A solução encontrada foi indicarmos o endereço da casa onde morava então a associada Ana Lúcia Câmara, na Rua das Rosas, n. 108, no Bairro da Saúde, para o recebimento de correspondência.

Em meados de janeiro de 1995, após uma reunião com Antonio Fernando Pinheiro Pedro, então presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, que procurava também um espaço para o estabelecimento da nova Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas - ABAA, decidimos efetuar uma locação em parceria - Guilherme José Purvin de Figueiredo, pelo IPAP / IBAP, seria o locatário e Antonio Fernando Pinheiro Pedro, fiador do contrato de locação de um conjunto de três salas na Avenida da Liberdade, n. 21 - São Paulo/SP, ao lado do Fórum Central João Mendes Jr.

Na prática, a ABAA nunca se estabeleceu naquele espaço e o IPAP / IBAP acabou arcando individualmente as despesas de locação. Somente alguns anos mais tarde é que o locador do imóvel concordou em aceitar a pessoa jurídica IBAP como locatário do imóvel, em lugar do associado Guilherme.

Fragmento da escritura do imóvel da Rua das Rosas n. 108 - Apto. 53 - Saúde - S.Paulo/SP - Primeiro endereço postal do Instituto Paulista de Advocacia Pública.
Primeira sede social do IPAP / IBAP - Avenida da Liberdade, 21 - 10º Andar - Cjs. 1008/1009/1010

O recibo de locação documenta que em 21 de janeiro de 1995 o IPAP / IBAP passava a contar com uma sede social.

Texto e fotos: Guilherme José Purvin de Figueiredo (Comissão de Análise Documental) - 27/4/2022. A imagem do prédio foi obtida via Google Maps.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page