top of page
  • IBAP

Dalmo de Abreu Dallari

A história do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública está indissociavelmente ligada à figura de Dalmo de Abreu Dallari.

Sua presença iluminou as perspectivas do IBAP em inúmeras ocasiões, em especial por ocasião dos Congressos Brasileiros de Advocacia Púbica e dos Congressos Sul-Americanos de Direito de Estado, promovidos pelo IBAP desde sua fundação - lembremo-nos de suas palestras em São Lourenço/MG, Belém/PA, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Bento Gonçalves/RS, João Pessoa/PB etc.

Sua trajetoria de vida suplanta a de um professor dedicado, e abraça todos os objetivos de luta do IBAP - Igualdade de Gênero, Cidadania Plena, Justiça Ambiental, Moralidade Administrativa.

E, com a generosidade que sempre lhe foi característica, generosidade de quem acredita no magistério e no ofício de ensinar, deixou-nos lições indeléveis - sobre a importância do acesso à justiça à população carente, sobre o direito da criança a brincar, sobre os direitos à terra dos povos originários, sobre o dever do advogado público de exigir a obediência à lei de probidade administrativa.

Alunos de Dalmo Dallari não foram, assim, tão somente os estudantes do Largo São Francisco que tiveram o privilégio de tê-lo como professor de Teoria Geral do Estado no 1º ano da graduação. Alunos dele fomos todos nós, associados do IBAP, que recebemos ao longo de quase três décadas de existência de nossa associação, um presente tão magnífico quanto as suas lições e a sua amizade.

Rendemos preito de gratidão ao Prof. Dalmo Dallari e apresentamos nossos respeitos aos familiares, nominadamente à viúva, Professora Sueli Dallari, e ao seu filho, colega e Professor de Pedro Dallari, ambos também participantes de congressos do IBAP.

São Paulo, 8 de abril de 2022


Guilherme José Purvin de Figueiredo

Presidente do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública



João Pessoa/PB, 2010 - 14º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública
João Pessoa/PB, 2010 - 14º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública

Bento Gonçalves/RS, 2011 - 15º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública
São Paulo/SP, 2017 - 21º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública
São Paulo/SP, 2018 - 22º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page