Valentim Facioli e o IBAP
- IBAP
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Há um ano e meio, em 22 de março de 2024, o Brasil perdia um dos mais renomados professores de Literatura Brasileira: Valentim Facioli (1942-2024). Crítico literário, fundador e editor-chefe da Nankin Editora e professor aposentado da Universidade de São Paulo, Valentim dedicou a sua vida e obra à literatura brasileira, em especial à de Machado de Assis.
Dentre seus trabalhos mais conhecidos, destaca-se Um defunto estrambótico (2002), que analisa e aprofunda a compreensão da obra de Machado. O professor Valentim influenciou gerações de estudantes e pesquisadores por meio do ensino, desde os idos da década de 1970, no Colégio Objetivo, até sua exitosa carreira no ensino superior, orientando pesquisadores e valorizando a produção editorial.
Parceiro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, o professor Valentim ministrou em 11 de abril de 2008 uma memorável palestra no auditório da Escola Superior do IBAP (então localizada na Rua Cristóvão Colombo, centro de São Paulo), ocasião em que discorreu sobre a faceta jurídica de Machado e sua luta diuturna em defesa dos escravizados. Aos que estiveram presentes, aquela palestra foi decisiva para que todos tivessem uma ideia mais precisa e menos anacrônica sobre o pensamento de Machado a respeito da questão racial e de sua total adesão à luta abolicionista.
Com imensa generosidade, Valentim Facioli proporcionou às associadas e associados do IBAP um momento que ficou registrado nos anais da história de nossa ONG fundada em 11 de agosto de 1994, deixando um legado que transcende seus escritos: sua dedicação à preservação, edição e análise de clássicos brasileiros.
Sua obra continuará a inspirar estudiosos que veem na literatura não apenas objeto de estudo, mas instrumento de reflexão cultural e de luta pela implementação do direito.

.



Comentários