Inscrições abertas para o curso "Panorama Histórico da Literatura Portuguesa"
- IBAP
- 15 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Curso "Panorama Histórico da Literatura Portuguesa" com a Professora Doutora Marlise Vaz Bridi.
Ainda que de maneira panorâmica, é possível olhar o conjunto da Literatura Portuguesa com uma dupla visada: em seus principais momentos, autores e obras e, por outro lado, nas relações dinâmicas entre o passado e o presente. Portanto, os 5 encontros terão por fio condutor a literatura portuguesa contemporânea, visando as relações que se podem estabelecer para melhor compreender suas dimensões menos previsíveis.
A periodologia da Literatura portuguesa
Localização dos grandes autores e obras da Literatura Portuguesa e suas reverberações contemporâneas.
Os Clássicos
Gil Vicente, a matriz medieval e Camões, a matriz renascentista.
Os Românticos
Almeida Garrett, raízes românticas do nacionalismo, Camilo Castelo Branco, as novelas de costumes e Eça de Queirós, o romance realista.
Os Modernos
Fernando Pessoa e a poesia portuguesa posterior.
Os Contemporâneos
As Novas Cartas Portuguesas e a renovação da Literatura Portuguesa Contemporânea: José Saramago e Lídia Jorge.
O curso conta, até o momento, com o apoio da Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (APADEP), Associação dos Procuradores do Município de São Paulo (APMSP), Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB), Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara dos Deputados (ASA-CD), Casa de Portugal de São Paulo, Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Sindilex), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo (SindiproesP).
INSCRIÇÕES ABERTAS



Comentários